Retorna à página principal

Bem-vindos à nossa página de debates.

Aqui esperamos ter sempre temas de interesse geral e atual para serem discutidos por vocês. Sabemos que em nossa área, a troca de idéias é fundamental para uma melhor compreensão da realidade. Como professores, geralmente nos acostumamos a acompanhar debates a distância feitos pelos autores de livros didáticos ou acadêmicos e raramente temos uma chance de expor nossas opiniões a alguém além da roda de amigos. Então criamos este espaço para você tomar a vez na discussão. Contribua com seus pensamentos, críticas, dúvidas para enriquecer este espaço que é seu. E se tiver alguma boa idéia para uma outra discussão, coloque-a aqui também.
Para começar, pegamos uma carona nas comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. A palavra é sua!
Para participar da discussão, mande sua mensagem para sobenh@sobenh.org.br e não se esqueça de colocar o nome do debate na linha de assunto.

"O Brazil não conhece o Brasil, O Brasil nunca foi ao Brazil."
(Querelas do Brasil - Maurício Tapajós / Aldir Blanc - 1978)

São quinhentos anos de Brasis (ou seria Brazis?) bem distintos.
Volta e meia ouvimos falar do Brasil, terra das praias maravilhosas, das florestas tropicais, da flora e fauna exuberantes, de gente alegre e hospitaleira, do carnaval, do samba e do futebol.
Mas dia a dia nos vemos diante do Brasil, terra da desigualdade social, da violência urbana crescente, dos altos índices de desemprego e analfabetismo, dos baixos salários para uns e astronômicos para outros, das inúmeras denúncias de corrupção, dos sem-terra, dos sem-teto, dos com fome.
São quinhentos anos de Brazil e de Brasil. E são nesses momentos de festa que podemos perceber dois grandes movimentos. O primeiro é marcado pelo patriotismo exageradamente otimista, que acaba mascarando a realidade. O segundo é o amor legítimo pela pátria que se esforça para compreendê-la sem ignorar suas contradições. Por vezes esses movimentos têm se mostrado contrários.
Mas, afinal, qual é o nosso papel nessa festa? O que temos de fato a comemorar?